QUEM É WILSON PICLER? BIOGRAFIA

Wilson Picler é um político brasileiro e empresário, fundador e sócio majoritário de um dos maiores Grupos Educacionais do Brasil, o Grupo Uninter. Tem origem humilde, é filho de Gabriel José Picler (mecânico de automóveis) e Margareth Pereira Picler (costureira). Nascido em Guaíra, Paraná em 1964, passou toda a infância e parte da adolescência em Maringá, Paraná. Foi Deputado Federal PDT/Pr (2009/2011). O Ex-Deputado afirma que sua vida mudou quando foi estudar em Curitiba, formando-se Técnico em Eletrônica pelo CEFET-PR, atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR. Após concluir o Ensino Médio profissionalizante, Wilson Picler formou-se em Física (Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná UFPR. Posteriormente, em 1993, concluiu o Curso de Pós-graduação Lato-Sensu em Metodologia Científica na Faculdade de Ciências Humanas de Curitiba-UNIBEM, quando então ingressou no mestrado em Engenharia Biomédica da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, onde concluiu os créditos, tendo que interrompê-lo em 1995 por consequências de suas atividades empresariais. Em 1996, Wilson Picler fundou o Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão IBPEX, instituição dedicada a oferecer pós-graduação de qualidade e acessível aos graduados em todo o Brasil, com um projeto intitulado “Faculdade vai a Escola”. Mais tarde, em 2000, com a experiência em pós-graduação, criou a Faculdade Internacional de Curitiba, Facinter e em 2002 criou a Faculdade de Tecnologia Internacional, Fatec Internacional, ambas com Conceito Institucional MEC (2012) igual a 4 em uma escala de 0 a 5. Para dar suporte à graduação e pós-graduação Picler fundou a Editora IBPEX, que já editou mais de 400 títulos de obras acadêmicas, tendo imprimido mais de 2 milhões de livros até 2011. A Editora Ibpex possui também um sistema de ensino para educação, infantil e fundamental, presente em várias escolas em todo o país. A coleção de educação infantil Gira Mundo foi uma das vencedoras do Prêmio Jabuti, da Academia Brasileira de Letras (2º. lugar de 2010). Wilson Picler também fundou a Facintur, empresa dedicada à área de turismo. Uma das características que marcam na personalidade arrojada de Wilson Picler é a sua grande capacidade criativa, empreendedora e de assumir altos riscos aliado a uma postura espiritualista e humanitária. As empresas criadas por Wilson Picler constituem-se em um dos maiores Grupos Educacionais do Brasil, o Grupo Educacional Uninter, com 425 polos credenciados pelo MEC em mais de 400 cidades distribuídas em todas as unidades da federação brasileira, somando no final de 2011 mais de 140.000 estudantes. O Grupo Uninter conta hoje entre Doutores, Mestres e especialistas e demais funcionários administrativos, um total de mais de 1.500 colaboradores.

ProUni – Programa Universidade para Todos
Com grande inspiração social, Wilson Picler foi um dos principais apoiadores na ocasião de sua concepção, do Programa Universidade Para Todos, ProUni, que distribui milhares de bolsas de estudos a estudantes de menor renda no ensino superior em faculdades e universidades particulares. Idealizou a estratégia de adesões antecipadas das instituições de ensino superior ao ProUni quando a aprovação deste foi inviabilizada por deputados contrários ao projeto na Câmara dos Deputados, o que permitiu ao Governo Federal implantá-lo através do Ministério da Educação por Medida Provisória, para tanto Wilson Picler liderou um movimento de Adesões Antecipadas ao ProUni como forma de demonstração ao governo Lula e ao MEC de que o Programa era bem vindo entre os mantenedores, anulando desta forma insurgências contrárias por parte de algumas instituições mais tradicionais que se opunham ao projeto. Neste manifesto cerca de uma centena de mantenedores do Ensino Superior comprometiam-se a participar do ProUni, oferecendo bolsas de estudos, independentemente do que a Lei viesse a prever. Com apoio das instituições de ensino superior o governo Lula pôde editar uma Medida Provisória e tornar o ProUni uma realidade de beneficia centenas de milhares de estudantes brasileiros, de acordo com o MEC o Prouni já atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2011, 919 mil estudantes, sendo 67% com bolsas integrais. Esta experiência fez com que Wilson Picler tivesse a motivação para ingressar na política.

Vida Pública
Em 2006, Wilson Picler teve sua primeira experiência eleitoral, disputando uma vaga na Câmara dos Deputados, levando por todo Paraná a bandeira da Educação. Mesmo sendo novato, conseguiu ficar na primeira suplência de uma coligação entre PDT, PP, PTB, PSB com 36.820 votos, dos quais mais de 17 mil só em Curitiba. Após a eleição de Homero Barbosa Neto à Prefeitura de Londrina, Wilson Picler assumiu como Deputado Federal em 5 de Janeiro de 2009. Ao fazer o seu discurso de estreia, deu o tom de sua atuação na Câmara dos Deputados afirmando que vai lutar pela inclusão social através da educação, posicionando-se como um discípulo do Senador Cristovam Buarque. Durante seu mandato de Deputado Federal (2009-2010) Wilson Picler se destacou como membro titular da Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados e como Presidente da frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional. Destacou-se também na defesa da Classe dos trabalhadores da Segurança Pública. Em 2010, Wilson Picler concorreu novamente a Câmara Federal tendo dobrado sua votação de 36.820 obtidos em 2006 passou para 69.215 em 2010, ficando na 3ª suplência em uma coligação entre PDT, PT, PMDB, PR e PCdoB. Em seu período como deputado na Câmara Federal o Wilson Picler por diversas vezes convidou o Deputado Gustavo Fruet, para ingressar no PDT, principalmente após as eleições de 2010, quando o mesmo não alcançou êxito na disputa para o Senado. Em um almoço oferecido em sua residência em Brasília, em janeiro de 2010 Wilson Picler, ainda deputado federal, convidou oficialmente o então deputado Gustavo Fruet para que o mesmo se filiasse ao PDT, dando-lhe total garantia de que seria candidato a Prefeito de Curitiba em 2012. Participaram deste almoço o ex-vereador Jorge Bernardi, presidente licenciado do PDT de Curitiba, e filho de Picler, Raul Meira Picler. Em 6 de outubro de 2010 Gustavo Fruet se filiou ao PDT e, em dezembro de 2011, Picler presidiu a reunião da Executiva estadual do PDT em que homologou a nova executiva municipal com Gustavo Fruet à frente da Presidência do PDT de Curitiba, conforme palavra empenhada.

Durante a eleição municipal de Curitiba em 2012, Wilson Picler coordenou a chapa de Vereadores da coligação PDT, PT e PV, que elegeu 8 vereadores conforme previsto. Colaborou também com a chapa majoritária fornecendo estrutura logística e tecnológica, tendo sido também idealizador da estratégia da virada que garantiu a vitória de Gustavo Fruet para Prefeito de Curitiba.

Em maio de 2013, Wilson Picler se licencia de todas as suas funções políticas para tratar de assuntos empresariais de natureza privada, especialmente para reassumir a Presidência do Grupo Uninter, quando então Implanta uma série de transformações no Grupo, surpreendendo os Auditores Independentes da PricewhaterhouseCoopers (PWC), uma das 5 maiores empresas de auditorias do mundo, que ao auditarem a Uninter pela 5º ano consecutivo, se deparam com uma melhora invejável em todos os indicadores de desempenho econômico seguido de igual melhora no desempenho educacional da empresa.

Em outubro de 2013 foi laureado pela Câmara Municipal de Curitiba como Cidadão Honorário de Curitiba por unanimidade entre os vereadores da cidade de Curitiba.

Em 20 de fevereiro de 2015 por considerar seu dever cumprido, Wilson Picler protocola no PDT do DF seu pedido de desfiliação do PDT.

Em 22 de fevereiro de 2015, Wilson Picler visita o fundador e Presidente Nacional do Partido Ecológico Nacional (PEN51), Deputado Adilson Barroso. Acompanhado do Professor, comunicador e Poeta paranaense Thadeu Wojciechowski e do Presidente do PEN de São José dos Pinhais-PR. Na ocasião após conversações muito profícuas Wilson Picler aceita o convite para Presidir e reorganizar o PEN do estado do Paraná.

Na sua posse como Presidente Estadual do Partido Ecológico Nacional (PEN51) do Paraná, em solenidade ocorrida no dia 2 de março de 2015, no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, o Presidente Nacional Adilson Barroso, diante dos demais membros do Diretório Nacional e dos demais Presidentes Estaduais do Partido lança Wilson Picler como Pré-Candidato a Prefeito de Curitiba.



http://www.fabiocampana.com.br/2013/10/wilson-picler-e-cidadao-honorario-de-curitiba/
Condecorações

Medalha do Mérito Santos-Dumont, concedida em 2011 por notáveis serviços prestados à Aeronáutica Brasileira. Voto de Louvor por serviços prestados na área da Educação, Câmara Municipal de Vereadores, Curitiba, PR, 2002 e 2004. Doutor Honoris Causa concedido pelo Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidad Educativa (CIHCE).

Um comentário:

  1. Wilson,

    Parabéns trabalho UNINTER & Ufologia!!!
    Estamos desenvolvendo nova abordagem para a integração Inteligência Humana e Alienígena.
    Estamos trabalhando em um site para divulgar esta "abordagem" e pedimos apoio; confere idéias iniciais :
    https://www.juntosterra.com.br/pt/blog/o-mundo-nao-existe-mais-tudo-esta-mudado-prepare-se/

    Faremos mais contato.
    Luciano Viterbo

    ResponderExcluir